terça-feira, 12 de maio de 2009

Uma comparação esdrúxula???

A notícia sobre teto de investimento na Fórmula 1 me fez pensar em uma comparação que pode parecer meio esdrúxula, mas que para mim faz muito sentido: assim como se discute teto e financiamento público de campanhas eleitorais, agora se discute um teto de investimento em um dos esportes mais elitistas que existe.

Entendo pouco do mundo da velocidade, mas gosto da idéia de nivelar as equipes, a mim me parece que nesse modelo mais do que a força da grana e dos motores das esquipes ,vai estar em evidência o talento dos pilotos. Não vejo o porquê de tamanho chororô da Ferrari, se eles podem utilizar o dinheiro que têm para contratar os melhores pilotos.

A noção que eu tenho de esporte é que quem o fazem são pessoas, o brilho dos esportes vem de quem o pratica, jogadores, nadadores e por que não pilotos de Fórmula 1. Mas nesse caso se trata de um dos esportes em que há um corte grande de classe, se você não tem dinheiro, não adianta nem sonhar que não vai ser piloto.

Mas voltando à comparação com a política, a lógica é a mesma, financiamento público e teto de campanha nivela candidatos, discute-se propostas e não quem tem mais dinheiro para contratar um bom marqueteiro e fazer a campanha mais rica. Daí o choro dos partidos de direita contra tal medida. E daí o choro da Ferrari, na transposição do exemplo para a Fórmula 1.

O teto na Fórmula 1 não sei se será possível, na verdade nem me preocupo muito com isso, não morro de amores pelo esporte, embora às vezes, quando acordo em uma manhã de domingo de corrida, perco alguns minutos em frente à TV para assisti-la. Já em relação ao teto de campanha política, torço para que ocorra em um futuro não tão distante, mais do que isso, acho uma luta muito importante, valeria uma pressão social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário