sexta-feira, 29 de maio de 2009

Sobre Simone de Beauvoir e Sartre

Fragmentos de uma conversa no msn:

- O que vc está lendo??
- Hummm...ando sem tempo para ler outras coisas que não os textos da faculdade. Mas estou lendo História e Consciência de Classe, faço uma matéria em sobre Lukács, pode ser esse??

Resultado: Dez minutos na livraria e um surto consumista. E agora posso dizer que estou lendo Tête-à-Tête, uma biografia do relacionamento de Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre. Ainda estou na página 50, entretanto, já li o suficiente para entrar em crise e me achar bem conservadora.

Sei que mais para frente há relatos que mostram que a relação deles não era perfeita, eles não conseguiram, por exemplo, eliminar totalmente o ciúme, mas o que eles construíram foi tão grande e tão intenso que parece ficção. A cada página que leio, sinto que estou mergulhando em uma dessas histórias que somente a literatura poderia criar.

No fundo era isso, eles queriam transformar suas vidas em uma narrativa, viver para contar. É um convite para descobrir essa que para mim é uma das maiores histórias de amor de todos os tempos. Fora as fofocas da intelectualidade francesa, mas isso já é uma outra história.

Um comentário:

  1. Nooooooooooooooooooossa, quero mto ler!!!!!!!!! Adorei a dica, obrigada!!!!

    ResponderExcluir