quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O regulamento

Moro há quase cinco anos no mesmo lugar e só agora percebi que o meu prédio tem um regulamento, tão velho quanto ele, pois segundo a vizinha da frente, o edifício no qual moramos já tem uns oitenta anos.

Antigo ou não, descobri que vivo em um lugar cujo regulamento me faz lembrar autoritarismo e discriminação. Uma das cláusulas diz estar proibida a entrada de empregados nas reuniões de condomínio, a outra diz ser proibida a habitação de doentes mentais e pessoas com doenças contagiosas. Há mais uma cláusula que me irritou, mas como minha mente é seletiva, esqueceu da besteira escrita naquilo.

Fiquei pensando o porquê daquele regulamento estar exposto a tanto tempo nas paredes e eu nunca ter tido a curiosidade de lê-lo. Talvez eu já intuísse sobre o que me esperava ao passar os olhos por lá. Aliás, existem muitas coisas perto de casa das quais me passam desapercebida e acho que o motivo pelo qual isso acontece se deve ao fato de eu conhecer bem o bairro em que moro e inconscientemente (ou não) prefira estar alienada do que se passa.

É por essas e outras que às vezes invejo os contentes, eles não se preocupam com esses fatos. Por isso são contentes, o mundo deles tem tão mais cores.

Um comentário: