quinta-feira, 23 de julho de 2009

Sobre a lua, a terra, deuses e sobre ser criatura ou criador

Dias atrás estava vendo mais uma das várias reportagens sobre os quarenta anos da chegada do homem à lua. Polêmicas a parte se o feito foi verdade ou não, o que me fez pensar foi fato de que a lua se afasta cada vez mais da terra e que daqui a bilhões de anos ela vai desaparecer.

Alguém já parou para pensar o quanto é bilhões de anos? Incrível como não consigo imaginar tudo isso, me dá até um desespero quando ouço falar em bilhões de anos. Certamente não estaremos aqui. Mas aí me vem uma outra indagação: quantos anos a mais teremos na terra? Os humanos são tão autodestrutivos que não chutaria uma quantidade muito grande de anos.

E quando paro para refletir sobre esses assuntos uma pergunta sempre leva a outra. Por que será que estamos aqui? Como será que surge uma espécie e por que ela se extingue? Quando acabar a vida humana na Terra, será que ela existirá em outros lugares? São tantos os mistérios que envolvem a vida que se fossemos refletir sobre tudo enlouqueceríamos.

E nessa história toda, as religiões são as que foram mais espertas. Criaram um ser supremo que se responsabilizou por tudo que acontece no mundo. Ter um deus para acreditar controla muita de nossas inquietações. Melhor ainda se esse deus for uno, diferente daqueles das religiões pagãs, que eram múltiplos e que poderiam levar a alguma confusão.

Mais interessante ainda é pensar como os deuses passam de criatura a criador. Na verdade não sei se existe realmente um ou vários deuses, mas se ele (ou eles) existe ,creio que não esteja nele a resposta para todas as nossas perguntas. Também não estou disposta a desvendar tão cedo esses mistérios, por enquanto prefiro levar a minha vidinha medíocre aqui na Terra. Mas como diria Hamlet "há mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia". A frase é clichê, porém verdadeira, e disso não tenho dúvida alguma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário