terça-feira, 2 de junho de 2009

Recomeçar

"O fim da viagem é apenas o começo doutra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na Primavera o que se vira no Verão, ver de dia o que se viu de noite, com sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre."
José Saramago

Reinventar nossa própria história. A tarefa parece difícil, pois nos acostumamos com um determinado correr dos dias, com a segurança de algo que depois de tanto tempo parece mais sólido do que nunca. Mas de repente, olhamos a nossa volta e resolvemos que queremos reescrever aquilo que já parecia traçado.

O primeiro momento é aquele em que não aceitamos, acreditamos que tudo possa ser apenas um delírio, que daqui a pouco vamos levantar, lavar o rosto e tudo seguirá o seu curso. Por algum tempo tentamos enganar a nós mesmos, mas dura pouco, enganar a si mesmo é o mais dilacerante dos enganos.

Então resolvemos fugir, seguir uma nova viagem, sozinhos. Porém, mais uma vez percebemos que tal história não poderá ser refeita somente a duas mãos, já que se assim fosse, ela perderia a sua essência, que é também a nossa própria essência.

Quando resolvemos encarar de frente o fato de seguir um novo caminho, de renunciar às solidas conquistas, muitas vezes nos falta coragem. A nossa falta de coragem se juntam nossos medos, nossas incertezas e nesse momento nos apequenamos. É quando surgem as palavras mais duras, as atitudes contraditórias ao nosso maior desejo.

E no momento derradeiro, em que estamos no limiar entre duas escolhas que igualmente mudarão nossas vidas é que o caminho percorrido até o momento nos mostra que é possível reconstruir nossa história sem perder a substância que nos faz tão próximos. Daí vem a nossa decisão: "voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos ao lado deles".

Recomeçamos nossa viagem, agora o medo é algo que nos coloca um desafio, e como já temos coragem, estamos abertos ao que nos vem pela frente. Algo de novo toma o lugar do que está terminando, talvez um dia nos arriscaremos a dizer que os ventos do inverno que se aproximava trouxeram com eles, por mais contraditório que seja, algo tão quente como a paixão.

Sim, é preciso recomeçar a viagem. Sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário